Realiza exames radiográficos convencionais. Processa filmes radiológicos, prepara soluções químicas e organiza a sala de processamento. Prepara o paciente e o ambiente para a realização de exames nos serviços de radiologia e diagnóstico por imagem.

TÉCNICO EM RADIOLOGIA

A necessidade de preparar Técnicos em Radiologia continua merecendo atenção especial dos CRTRs (Conselhos Regionais de Técnicos em Radiologia), principalmente em virtude ao atendimento no disposto na Lei Federal nº 9.394/96,no Decreto Federal nº 5154/04, no Parecer CNE/CEB nº 16/99; na Res. CNE/CEB nº 04/99 e na Ind. CEE/SP 08/2000, que estabelecem para a Formação Profissional de nível Técnico, na área de saúde, 1200 horas teóricas acrescidas das horas de estágio. Reduzindo assim o prazo de conclusão do curso, que anteriormente, amparado pela Lei 7.394/85, necessariamente teria que possuir um mínimo de três anos de duração.

É consenso entre todos, a necessidade da formação de profissionais Técnicos em Radiologia plenamente qualificados e habilitados a executarem as técnicas:

– Radiológica, no setor de diagnóstico;

– Radioterápica, no setor de terapia;

– Radioisotópica, no setor de radioisótopos;

– Industrial, no setor industrial;

– De Medicina Nuclear

Isso implica na necessidade de assegurar-se um currículo mínimo que garanta a formação básica aos alunos, ao mesmo tempo em que lhes forneça uma sólida base científica, tecnológica e senso crítico, para que possam sempre, no exercício de sua profissão, estarem  avaliando o método radiológico adequado a cada paciente, os riscos da exposição à radiação, contra-indicações e o estabelecimento da correlação riscos x benefícios para o paciente.

Visando atender a demanda do mercado por profissionais plenamente habilitados em nível de Técnicos em Radiologia, que sejam capazes de  participar de uma equipe responsável pelo atendimento às necessidades de saúde; de manipular e processar imagens radiológicas, a fim de otimizar o uso da tecnologia, reduzindo assim  o trabalho, as perdas operacionais, os custos e o aumento da dose de radiação.

DOCUMENTOS PARA A MATRÍCULA

Xerox do RG, CPF, Título de Eleitor, Comprovante de Endereço com CEP
Histórico Escolar do ensino médio ou equivalente
2 fotos 3×4 recentes
Título de Eleitor