QUAL SUA FUNÇÃO E COMO SE QUALIFICAR
Com o aumento da população idosa e diante de um envelhecimento cada vez mais ativo, o cuidador de idoso ganhou um espaço muito grande na sociedade brasileira. Hoje em dia, é a profissão que mais cresce no país.
Segundo pesquisa, houve um aumento de 547% de profissionais da área, mas as perspectivas são ainda melhores, pois de acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), até o ano de 2050, o país vai ter uma população de 40 milhões de pessoas com idade acima de 60 anos.
Qual é a função de cuidador de idoso?
As atribuições desse profissional podem variar conforme o estilo de vida e o estado de saúde do idoso. Algumas atividades que o cuidador certamente deve desempenhar na profissão:
- Ajudar o idoso a fazer sua higiene pessoal,
- Cuidar para que o local onde a pessoa idosa vive esteja sempre organizado e limpo, a fim de prevenir acidentes domésticos e proporcionar uma qualidade de vida;
- Ministrar todas as medicações conforme a dosagem e os horários determinados pelo médico;
- Fazer companhia ao idoso, realizando atividades que tragam bem-estar, como caminhar (quando possível), tomar sol, conversar, contar estórias…
- Garantir o bem-estar do idoso, sempre estimulando sua autonomia.
Como o cuidador de idoso pode se qualificar?
Se, por um lado, a quantidade de oportunidades para o cuidador de idoso aumenta, por outro, também crescem as exigências do mercado. Além de paciência, dedicação e empatia, precisa de uma boa formação.
No curso oferecido pelo COLÉGIO VICENTE LESSA, o aluno vai aprender os seguintes tópicos, entre outros:
- Envelhecimento saudável;
- Aspectos psicológicos do envelhecimento;
- Noções básicas de enfermagem;
- Nutrição do idoso;
- Prevenção e diminuição de riscos de acidentes
- Contar estórias;
- Noções de psicologia.
Essa é uma profissão que, sem dúvida alguma, exige um grande controle psicológico do profissional. Portanto, é imprescindível que se faça um curso de formação.
Enfim, a pessoa que é atenta, empática, paciente e que está a fim de adquirir os conhecimentos necessários para exercer a profissão de cuidador de idoso com competência e amor deve começar agora mesmo a se qualificar para ingressar no mercado de trabalho!